A importância da prevenção de doenças de inverno no ambiente de trabalho

Por Gê Coimbra, diretora colegiada do SEMAPI

Com a aproximação do inverno, os dias se tornam mais frios e longos, há baixa umidade do ar e mudanças bruscas na temperatura. Tudo isso contribui para as chamadas doenças de inverno.  Sendo assim, os cuidados com a saúde no frio são fundamentais para preservar a qualidade de vida e o bem-estar.

O ambiente de trabalho deve receber mais atenção durante o inverno. O local fica mais propício para o contágio de doenças e pode prejudicar a saúde e a produtividade de todos e todas. Uma medida simples e eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabonete ao longo do dia, evitando contato com olhos, boca e nariz quando não estiverem limpas, pois os vírus podem ficar na pele por, pelo menos, 30 minutos. O uso de álcool gel também é indicado, mas a preferência é pela lavagem das mãos.

Outras formas de se proteger são praticar distanciamento social em tempos de surtos de doenças, manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, realização exercícios leves e moderados regularmente, especialmente em ambientes externos; bastante hidratação e sono adequado. Sem contar o uso de máscaras em áreas de uso coletivo, como transporte público, escolas, postos de saúde e hospitais, e da vacinação contra a gripe e outras doenças sazonais.

Além dos cuidados individuais, é fundamental o engajamento de empregadores no combate às doenças de inverno. Manter trabalhadores e trabalhadoras informados sobre as medidas preventivas adotadas pela empresa, fornecer orientações claras sobre o que fazer em caso de sintomas de doenças de inverno, colocando cartazes ou lembretes visuais em locais visíveis que incentivem a cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço de papel ou o cotovelo podem auxiliar na prevenção, são algumas das ações que podem – e devem – ser tomadas.

Além disso, fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI) e, se necessário, disponibilizar máscaras faciais e outros EPIs adequados para os funcionários, especialmente em áreas onde o distanciamento social pode ser difícil de ser mantido, são outras medidas importantes. Ainda, é aconselhável oferecer opções de flexibilidade no trabalho, como o remoto ou em horários flexíveis, quem apresentar sintomas de doenças respiratórias, incentivando a ficar em casa e se recuperar adequadamente.

Ao implementar essas medidas no ambiente de trabalho, é possível, coletivamente, ajudar a proteger a saúde e o bem-estar de todos e todas, reduzindo o risco de propagação de doenças de inverno. Caso seu local de trabalho não ofereça qualquer orientação, acione o SEMAPI. Nossa saúde tem valor!