SEMAPI e FPE voltam a discutir critérios para relotação

A semana começou com encontro entre representantes do SEMAPI e a gestão da FPE, na tarde desta segunda (16). A pauta da reunião foi a definição de critérios para relotação na instituição. Além das diretoras do Sindicato, estiveram presentes o presidente da FPE, Jones Martins, a diretora da DQPC, Ledi Teixeira, além dos coordenadores do RH do CQP.

O encontro foi um desdobramento frente à atitude antidemocrática da gestão da FPE, que pressionava trabalhadores e trabalhadoras da Fundação a aceitar uma nova redação sobre as cláusulas que regem a relotação de colegas, ignorando o trabalho da comissão paritária estabelecida para este fim. Na reunião desta segunda, o presidente afirmou que irá reconsiderar a decisão, reunindo novamente a comissão paritária para que se discuta um acordo – e seja possível finalizar o processo e estabelecer de uma vez por todas os novos critérios.

Martins, que se mostrou bastante acessível, ainda garantiu que irá conversar com o GAE para retirar os critérios alterados da mesa de negociação, de forma a garantir que a comissão possa rediscutir o tema. Os novos critérios deverão ser apresentados em assembleia da categoria antes de serem colocados em prática.

Aproveitando o encontro, representantes do SEMAPI conversaram sobre a questão do ponto facultativo da última sexta (13). O coordenador do RH, Silvio Medeiros, afirmou categoricamente que não houve ponto facultativo – afirmação corroborada pelo presidente –, o que dispensa o pagamento de horas dobradas. O Sindicato contestou a declaração, informando que o Estado considerou o dia como tal (vide publicação no Diário Oficial e a adesão de outras fundações da base do SEMAPI). Sendo assim, o SEMAPI irá tomar as medidas cabíveis para garantir o direito de trabalhadores e trabalhadoras.

Entenda
Em 2019, o governo propôs a retirada da estabilidade de local de trabalho para trabalhadores e trabalhadoras da FPE. Na ocasião, se criou uma comissão que estabeleceria critérios para regular a relotação, na busca por um processo mais justo. A primeira versão das regras não alcançou plenamente os objetivos, levando o SEMAPI a negociar com o executivo, em 2020/2021, a revisão das mesmas, com a formação de uma nova comissão paritária, com membros da gestão e do Sindicato – escolhidos em assembleia geral extraordinária.
Ao final do trabalho, a comissão entregou o texto com novos critérios, e a gestão segurou o documento por cerca de um ano, sem sequer avaliar. Quando finalmente a presidência retornou o texto à comissão, havia modificado todos os critérios, invalidando um trabalho sério construído democraticamente. A reunião de hoje pode ser encarada como uma vitória da articulação e do bom senso. Seguiremos em luta por direitos. Nosso trabalho tem valor!